terça-feira, 31 de maio de 2011

Eletiva Memórias e Bens Culturais

O nome da eletiva me chamou  bastante atenção pela historia de Belo Horizonte, havia acabado de conhecer como Belo Horizonte surgiu e fiquei com uma pergunta em mente '' só agora que fui conhecer a historia da minha cidade será que foi por falta de interesse ou falta de informação?''. Então me inscrevi na eletiva que por sua vez foi muito além do que eu esperava, trabalhamos o conceito de memória e bem cultural, demos o nosso conceito e significado pessoal e criamos uma nuvem de palavra com base nas respostas adquiridas.






O nosso educador (Bruno) como todo historiador é apaixonado por historias e nos fez uma proposta de escrevermos um projeto com base no APM (Arquivo Publico Mineiro), referente a memória e bem cultural. Visitamos o APM, vimos como é o trabalho para a conservação e restauração de todos os arquivos desde os mais antigos até os mais novos. Mais uma vez fiquei com a pergunta '' nao conhecia foi por falta de interesse ou por falta de informação?''. Estudei durante 5 anos ao lado do APM e nunca soube o que era só agora fui conhecer. A população reclama de varias coisas, muitas vezes tem razão, mais nao sabem o que estão perdendo nos temos vários lugares riquíssimos de cultura, historia, conhecimentos... em Belo Horizonte e nao sabemos. 

Sobre o  Arquivo Público Mineiro – APM e seu programa de digitalização e de acesso público

APM, órgão ligado à Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais, é responsável por planejar e coordenar o recolhimento de documentos produzidos e acumulados pelo Poder Executivo de Minas Gerais, assim como de documentos privados de interesse público.
Uma vez integrados ao acervo, a instituição tem a missão de tratar e preservar esses documentos com o objetivo de colocá-los à disposição da sociedade. Nesse sentido, para facilitar e ampliar o acesso ao acervo do APM, na sua sede ou por meio da Internet, nasceu o SIA/APM, base informatizada que concentra os instrumentos de pesquisa e parte dos documentos do APM. Nela estão disponíveis para consulta: instrumentos de pesquisa, milhares de documentos, fotografias, filmes e a coleção centenária da Revista do Arquivo Público Mineiro.
 Para quem quiser pesquisar o link é www.siaapm.cultura.mg.gov.br
localizaçãoAPM: Av. João Pinheiro 372, Funcionários - 30130-180 | Belo Horizonte, MG - Brasil | Telefax: (31)3269-1060 / (31)3269-1167


Autor: Bruno Mendes
Titulo: Visita ao APM
data: Abril de 2011

Tivemos a ilustre presença da artista Ana Amélia Diniz, mostrando suas obras, seu maravilhoso trabalho, sua historia de vida, suas técnicas, inspirações e lembranças. Em seu trabalho ''Margem'' ela trata da lembrança,arte e memória de uma maneira incrível e simples assim como ela é.Agora estamos desenvolvendo uma intervenção na escola a partir do trabalho da Ana Amélia Diniz.
(para quem quiser conhecer um pouco mais acesse o link http://anaameliadinizcamargos.art.br/home.html ). Depois tivemos a oportunidade  de irmos ao simpósio memória e imagem que ocorreu no auditório da faculdade de Letras de UFMG ver a obra de dois artistas importantes que são Rosangela Rennó e Marcelo Brodisky. A Rosangela apresentou seus trabalhos e contou sua metodologia que é trabalhar a imagem com a memória o alsaimer e o esquecimento. Já o Marcelo usa da lembrança das fotografias da ''primeira guerra fotografada'' a Guerra Espanhola - Golpe Militar. 







  Autor: Pedro Henrique Saldanha
Titulo: Intervenção na OI KABUM BH por obras de Ana Amélia Diniz.
Data: 01/06/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário